A partir de 18 de março, boletos poderão ser liquidados no mesmo dia do pagamento

Modernização promete dar mais agilidade para quem recebe por este meio de cobrança

Por Marco Bernardi/CrediSis 15/03/2024 - 08:42 hs

A partir do dia 18 de março, os pagamentos e as liquidações dos boletos passarão por mudanças em todo sistema financeiro. Com isso os cooperados do Sistema CrediSIS também se beneficiaram desta novidade.

“Em destaque na modernização da cobrança, os boletos CrediSIS pagos de forma interbancária, ou seja, aqueles que são gerados e pagos pelos clientes na própria instituição, serão liquidados para o cooperado no mesmo dia do pagamento, com o prazo D+0”, explicou a coordenadora de Soluções de Negócios do Sistema CrediSIS, Mônica Soares dos Santos.

Com as mudanças, os cooperados CrediSIS, além de realizarem pagamentos em horário estendido, contarão com a possibilidade de receber a liquidação dos boletos no mesmo dia, proporcionando maior agilidade e eficiência no recebimento dos créditos, refletindo nas baixas dos boletos no Sistema CrediSIS Cobrança.

“Hoje, o prazo para liquidação de boleto é de um dia útil, o que chamamos de D+1. Agora, imagine ter esse ‘crédito’ do valor do boleto pago, disponível no mesmo dia do pagamento? O Sistema CrediSIS poderá proporcionar esse benefício aos seus Cooperados. Os cooperados poderão conversar com o gerente da sua cooperativa  para tirar dúvidas e aproveitar os benefícios dessa inovação, afirmou Farid Milet, Diretor de Negócios do Sistema CrediSIS.

Boletos CrediSIS pagos em outras instituições financeiras 

O projeto de Modernização da Cobrança permitirá que parte das liquidações interbancárias, ou seja, boleto CrediSIS pago em outra instituição financeira, sejam creditados ao beneficiário no mesmo dia do pagamento. Portanto, pagamentos de boletos realizados até as 13h30 (horário de Brasília), o beneficiário poderá receber o dinheiro no mesmo dia. Se o pagamento for feito após as 13h30, a liquidação ocorrerá no próximo dia útil (D+1).

Segundo o diretor adjunto de Operações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Faria, a estimativa é de que, no início desta mudança, cerca de 57% das liquidações interbancárias sejam compensadas no mesmo dia do pagamento. O diretor ainda afirmou que, assim que a modernização estiver implementada, serão iniciados os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0.